TRANCOSO
Um pouco de História
O ar medieval da Cidade de Trancoso acolhe o visitante que percorrer as suas vielas ladeadas de portões biselados e mísulas nas paredes, delas se desprendendo muitas vezes vasos com flores, que lhes conferem um permanente ar de festa.
Despertam a atenção as casas tipicamente judaicas, com duas portas, uma larga e outra estreita.
Essas casas que pertenceram à raça de David, que povoou a cidade, transmitindo aos seus descendentes o carácter comercial que lhe era típico.
Numa dessas casas da parte velha de Trancoso, terá nascido Bandarra, o sapateiro-profeta, ainda hoje citado pelo povo com foros de autoridade indiscutível.
A história de Trancoso, anda profundamente ligada à de Portugal.
Relativamente próxima da fronteira, a cidade assistiu a muitas lutas e acontecimentos marcantes da nossa história. Ainda hoje, a Batalha de São Marcos, travada em 1385, continua a ser comemorada a 29 de Maio. Nela, diz a tradição, os portugueses teriam posto os Espanhóis "a pão e laranjas", e presentemente, no dia comemorativo da batalha, a edilidade distribui pão e laranjas às crianças, no próprio planalto de S.Marcos, onde a batalha se travou.
Em Trancoso, na 3ª Invasão Francesa, teve o seu Quartel o General Beresford.
Nesta cidade casou o Rei D. Dinis com Isabel de Aragão.
Trancoso, foi também berço do Magriço, um dos Doze de Inglaterra e de Fernando Isaac Cardoso, médico, filósofo e escritor.
Aqui, foi prior o padre Costa, que teve 299 filhos, (214 do sexo feminino e 85 do sexo masculino), tendo concebido em 53 mulheres. A cópia da sentença que na altura lhe foi proferida, encontra-se no Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Armário 5º, maço 7).
aqui passarem, façam o favor de me contactar.
2 comentários:
Olá amiga
que Cidade tão bonita, gostei imenso das fotos.
Bjs
Teresa
Olá
Já fui muito feliz em Trancoso.
É uma terra muito bonita e histórica como referiste.
Também adorei o teu blog
bjs da avó guida
Enviar um comentário